Acessibilidade, Braille, Mapa Tátil e Piso Tátil

Aqui você encontrará um pouco de informação e histórico dos nossos produtos.

Braille



A linguagem Braille, foi desenvolvida em meados de 1821 pelo francês Louis Braille. É um método desenvolvido para que pessoas cegas possam ler e escrever. Cada caractére Braille é uma célula formada por seis pontos arranjados num retângulo contendo duas colunas com três pontos em cada. Um ponto pode ser posto em relevo em qualquer das seis posições, formando assim (26) sessenta e quatro combinações, incluindo aquela que não possui nenhum ponto em relevo.

O Braille foi baseado num método de comunicação originalmente desenvolvido por Charles Barbier, requisitado por Napoleão Bonaparte, que precisava de um maneira que possibilitasse aos seus soldados uma forma de comunicação silenciosa e no escuro. Esse método foi chamado de "Night Writing" ou "Escrita Noturna". O método de Barbier mostrou-se demais de complexo para os soldados aprenderem e foi rejeitado pelo exército. Em 1821, em visita ao Instituto Nacional dos Cegos em Paris, França, Barbier teve a oportunidade de conhecer Louis Braille, assim conhecendo o sistema que viria a revolucionar a linguagem escrita para os cegos.

Veja nossos produtos relacionados:


Mapa Tátil


O mapa tátil é um dispositivo que permite pessoas cegas ou de baixa-visão possam por via tátil, adquirir uma informação relevante de ambientes, processos e organogramas entre outras aplicações. A mãos e dedos humanos se diferenciam por suas características neuro-mnemônicas. Quando uma pessoa explora um mapa tátil , conexões cerebrais são ativadas, formando uma informação concreta na memória.

Conheça nossos produtos:


Piso Tátil


O piso tátil tem como principal função, identificar e auxiliar a locomoção de pessoas cegas e de baixa-visão. Existem diferentes tipos de pisos, com diversas finalidades.

Para saber mais acesse:


Para mais informações, que nossa seção Literatura.

Página anterior: Contatos